segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Exportação não reflete potencial da economia

Segunda-feira, 15 de Outubro de 2012, 08:30:26, Avicultura IndustrialExportação

''A importância do Brasil no ranking das maiores economias não se reflete em sua participação no comércio mundial. O País detinha fatia de 1,41% do comércio mundial em 2011, parcela que apesar do avanço recente ainda é muito pequena. A expansão tem como base as commodities, com uma concentração cada vez maior na pauta brasileira de exportações. Hoje, apenas seis produtos respondem por quase metade de tudo o que o Brasil exporta.
Para especialistas, o cenário acaba ampliando a dependência brasileira da oscilação de preços das commodities. Mais grave, no entanto, apontam, é que não se avança na exportação de produtos manufaturados, diante da pouca competitividade brasileira. "Somos o 22.º exportador e o 21.º importador. Nossa atuação no comércio exterior não é compatível com o Produto Interno Bruto (PIB). Temos um mercado doméstico grande, mas os Estados Unidos também têm e exportam muito", afirma o presidente em exercício da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.
Dos US$ 160,597 bilhões das exportações brasileiras em 2012, considerando os dados até agosto, 44,42% vieram de apenas seis produtos: minério de ferro, soja (triturada, farelo e resíduos da extração), óleo bruto de petróleo, café cru em grão, complexo carnes (frango, bovino e suíno) e açúcar de cana. Em 2006, esses mesmos seis produtos responderam por apenas 27,53% de tudo o que o País exportou.''

Ass: Emanuella Rodrigues.

1 comentário:

  1. Brasil sempre foi farto em matéria prima , recursos naturais ,portante sempre foi mais importante para a exportação. Seus melhores produtos servem de matéria prima para outros países entre eles está o Japão , que nos compra areia para fabricar suas maquinas.
    Ass: Emanuella Rodrigues.

    ResponderEliminar