segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sustentabilidade, educação corporativa e gestão de competências: um desafio para as empresas.


As forças da industrialização juntamente com o fenômeno da globalização no final do século XX geraram efeitos adversos ao meio ambiente e na sociedade, além disto, os valores, hábitos e práticas sociais passaram a ser constantemente questionadas à luz das informações.

Neste cenário, as pessoas individualmente e as empresas coletivamente enfrentam desafios em busca de soluções para a atual crise socioambiental. Fica evidente, nesse processo, que a sustentabilidade ganha constante espaço na sociedade, mediante os atuais padrões de consumo e produção insustentáveis e que é imprescindível fazer mudanças no modo de vida pessoal assim como também no modo de fazer negócios nas empresas.
O termo sustentabilidade ganhou destaque na mídia na última década, pois é um assunto relacionado com o futuro, formação de valores e competências. Então, fica o questionamento: Se todos valorizam o tema sustentabilidade, como esperam que as pessoas se comportem responsavelmente com o meio ambiente se não são instruídas a desenvolverem atitudes sustentáveis, principalmente, não tem bons exemplos para seguir? Educação e ética são parceiros indissociáveis da sustentabilidade.
Entre as várias iniciativas relacionadas à educação sustentáveis realizadas em fóruns mundiais com o objetivo de reorientar para uma racionalidade mais ampla que a econômica, podemos citar a carta da Terra (2000), voltado para o desenvolvimento sustentável e a proposta dos oito objetivos mundiais em (2000). A UNESCO foi escolhida para liderar esses trabalhos e elaborar um plano para a sua implementação. Todavia, porém, esses, entre outros, importantes assuntos e eventos educativos não de conhecimento de uma parcela considerável da sociedade e das empresas. Sendo assim, é possível notar que “a educação para o desenvolvimento sustentável é vital e desafia indivíduos, instituições e sociedade para olharem para o dia de amanhã como o dia que pertence a todos nós ou não pertencerá a mais ninguém” (UNESCO, 2004).
Ass: Beatriz Maia

1 comentário:

  1. Expor a importância dos sistemas de educação corporativa e gestão de competências mediante o enfrentamento dos desafios de uma gestão voltada para a sustentabilidade.
    As empresas coletivamente enfrentam desafios em busca de soluções para a atual crise ambiental, a sustentabilidade ganha constante espaço na sociedade. Ass: Beatriz Maia

    ResponderEliminar